Interação Feminina
Tudo sobre universo feminino

Minoxidil: o milagre para crescimento dos cabelos?

4

É muito comum ver pessoas reclamando de queda de cabelo, alopécia, ou até mesmo de cabelos ralos. Devido a estes problemas, as pessoas resolvem recorrer a todos os métodos possíveis para curar este mal. Um dos medicamentos que muita gente procura saber é o minoxidil, e como existem muitas dúvidas sobre o se o minoxidil ajuda contra queda capilar, resolvi fazer este post explicando tudinho.

Eu conheci o minoxidil, pasmem, numa aula da disciplina de clínica médica na faculdade, onde estávamos estudando sobre hipertensão arterial. Você já entenderá o porquê.

o que é o minoxidil? 

Trata-se de um vasodilatador. Era utilizado apenas no tratamento da pressão arterial, e por acidente, descobriu-se que as pessoas que faziam uso estavam tendo seus cabelos crescendo muito rápido, de todo o corpo inclusive. A partir daí, passou-se a observar e descobriu-se que o minoxidil serve para o tratamento da alopécia. Hoje em dia, ele é comercializado a 5% em uma solução capilar, ou seja, de uso tópico, para o tratamento de alopécia adrogênica.

Qual o mecanismo de ação do minoxidil? 

O exato mecanismo pelo qual Minoxidil 5% (substância ativa) estimula o crescimento do cabelo ainda não é conhecido, mas o Minoxidil 5% (substância ativa) pode reverter o processo de queda de cabelos em portadores de alopecia androgênica, quando aplicado localmente. É provável que se dê devido à ação vasodilatadora.

Em resumo, basicamente o minoxidil age nas fases do ciclo de vida dos cabelos, aumentando a fase anágena (do crescimento) reduzindo a fase telógena (fase de repouso, onde todo o processo de crescimento teria terminado) e aumentando o espessamento dos fios.

Clique aqui para ver uma explicação científica sobre o mecanismo de ação.

Como usar o minoxidil? 

Deve-se aplicar 1ml no couro cabeludo sobre a área calva e próximas, duas vezes ao dia, 1ml pela manhã e 1ml pela noite.

Preciso lavar o cabelo antes de usar o minoxidil?

Não é necessário lavar os cabelos antes de usar o minoxidil. Mas atente-se para o caso de seu cabelo ter sido lavado antes, pois você não deverá usar shampoo com silicone e o cabelo tem que estar totalmente seco. Se precisar lavar o cabelo depois deve-se esperar pelo menos 4 horas.

Usar tinturas, cremes, gel, spray ou secador de cabelo diminui o efeito do minoxidil?

Não diminui não.

Posso usar o minoxidil no mesmo dia que fiz algum procedimento químico? 

Não. É bom evitar.

 O que acontece se eu interromper a aplicação do minoxidil? 

Se o paciente suspender a aplicação de Minoxidil, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

O que eu devo fazer se esquecer de usar o minoxidil? 

Deve aplicar assim que lembrar, mas se você lembrar num horário próximo ao da próxima aplicação, você pode pular já pra próxima.

O minoxidil funciona mesmo? 

Sim, ele funciona e muitas pessoas já conseguiram obter resultados com o seu uso. O fato dele ser um vasodilatador faz aumentar a circulação sanguínea, promovendo maior oxigenação, mais nutrientes, além de alterar o estado dos fios.

Minoxidil manipulado funciona?

Sim, mas você precisa fazer em um laboratório de confiança. A forma manipulada é inclusive mais barata do que a industrializada.

 Minoxidil faz nascer pelos no rosto ou barba?

Faz sim. Inclusive era uma das coisas observadas no início, quando era apenas um medicamento para pressão. Por isso, o minoxidil para fazer o cabelo crescer precisa ser aplicado apenas no local e ter muito cuidado para não ser aplicado em locais indesejáveis.

Mais alguma dúvida? escreve pra gente!

4 Comentários
  1. Avatar
    Mika Diz

    Você disse que se parar, volta ao normal. Então o tratamento é para sempre? Até quando tomar?

  2. Avatar
    Sandra Diz

    Pode passar botox , ainda usando o minoxdil?
    Quanto tempo pra volta a usar o produto?

  3. Avatar
    Sandra Diz

    Ele tambem funciona para crescer o cabelo?

  4. Avatar
    Renata Diz

    Os pelos indesejáveis que nascem como efeito colateral voltam ao normal quando o tratamento e suspendido?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.