Interação Feminina
Tudo sobre universo feminino

Porque meu cabelo não cresce? 8 causas + Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido!

Entenda as causas do porque seu cabelo não está crescendo e confira algumas dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido.

0

É bem comum ver pessoas reclamando que o cabelo não cresce, desesperadas atrás de receitas que façam o cabelo crescer mais rápido (que aliás tenho várias aqui). Mas o ideal mesmo é você conseguir primeiro identificar a causa do stop no crescimento para poder intervir em cima deste problema. Neste post vou te mostrar estes problemas.

<3 Ajuda o Interação Feminina, compartilha esse post com pelo menos 1 amiga ou amigo. Obrigada! <3 

Posts que você pode gostar:

Porque meu cabelo cai tanto?

Receitas para o cabelo crescer rápido.

Causas comuns que fazem o cabelo parar de crescer:

Primeiro, é importante que você saiba que o cabelo normalmente só cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês, então você só deve se preocupar se realmente seu cabelo não cresce nem 1 mm, nada mesmo (afinal, genética também influencia – o que será nosso primeiro tópico.

1. Genética:

É óbvio que genética nenhuma faz cabelo parar de crescer totalmente (ser humano tem pelos na cabeça!), mas analise se na sua família os cabelos demoram mesmo de crescer, se você passou bom tempo da infância careca, pois pode ser por isso que ele cresce menos. Não se compare tanto com pessoas que tem crescimento mais acelerado.

2. Tipo de cabelo: 

Os cabelos cacheados não só tentem a demorar mais para crescer (devido as voltas que dá), quanto demora muito mais para parecer grande (fator encolhimento). Já vi meninas com cabelos cacheados aparentemente nos ombros que quando estica chega até a cintura. Cabelos muito finos também podem ter dificuldade de parecer grades, pois ficam ralos e podem ir quebrando as pontas. Tem que ter cuidados específicos com as pontas.

3.  Mudanças hormonais:

Nosso corpo tem que estar em equilíbrio hormonal para funcionar bem, inclusive para fazer os cabelos crescerem. Além disso, alguns hormônios podem fazer o cabelo crescer mais e outros parar de crescer. Ex: uma mulher grávida geralmente os cabelos ficam maiores, já depois de certo tempo pós parto é normal que o cabelo caia bastante e diminua o crescimento. Observe se você tem algum problema hormonal (hipo/hipertireoidismo, por exemplo), se você toma anticoncepcionais, se está no pós parto ou na menopausa, etc.

4. Estresse

Sim, ele não só faz o cabelo cair como estaciona o crescimento.

5. Problemas nutricionais

A maioria das vitaminas que nosso cabelo adquire nem é das hidratações, é do que ingerimos! É interno. Então procure se alimentar melhor, ingerir vitaminas, proteínas, beba água…

6. Problemas no couro cabeludo

Pessoas que tem problemas no couro cabeludo como oleosidade em excesso ou ressecamento extremo tendem a ter um crescimento mais lento (e muita queda).

7. Estação do ano

No verão o cabelo cresce mais (+ sangue circulante: + nutrientes chegam ao couro cabeludo), já no inverno demora mais de crescer.

8. Fios danificados

Falta de cuidados, excesso de química e instrumentos de calor, exposição ao sol em excesso, sal, cloro, etc, deixa os fios danificados, mais ressecados, com pontas duplas e que tendem a quebrar, resultado em cabelo menor, sem contar que as pontas podem ficar ralas e você querer passar a vitamina T (tesoura) nos cabelos para alinhar e encorpar e se ficar nesse ciclo nunca chegará ao tamanho que você quer.

Dicas (gerais) para fazer os cabelos crescerem mais rápido: 

  • Primeiro, identifique a causa e se não encontrar ou achar que é mais grave (do que apenas falta de cuidado por exemplo), procure um médico.
  • Ingira alimentos que são ricos em nutrientes, que contenham vitaminas, minerais.
  • Dê uma pausa ou diminua a frequência do uso de instrumentos de calor (chapinha, secador, babyliss, etc) e da exposição a agentes químicos e ambientais (alisamentos, tinturas, sal, cloro etc).
  • Observe para quebrar menos seus cabelos: antes de desembaraçar use uma gotinha de óleo e use o tipo de pente específico para seu cabelo.
  • Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo: isso evita problemas com ressecamento, oleosidade, etc.
  • Faça hidratações: tem muita gente que fica apenas no shampoo e condicionador (algumas só shampoo!), e isso detona o cabelo. Embora todos os produtos ajudem no tratamento dos fios (no conjunto), shampoo é pra limpar, condicionador é para selar os fios, mas é a hidratação (creme de tratamento!!) que vai tratar os fios, repor nutrientes. Esta etapa é importante.
  • Faça cronograma capilar: é útil para repor exatamente tudo que um cabelo precisa (cronograma oficial) ou para repor especificamente o que o seu cabelo precisa (cronograma personalizado).
  • Use receitas caseiras: elas ajudam a repor os nutrientes e geralmente ficam bem livres de corantes e conservantes (mesmo quando misturamos algum creme), porque a maior parte é de alguma coisa natural.
  • Faça umectações: umectação é na minha opinião um dos métodos mais eficazes para dá um up no crescimento capilar.

Estas foram as causas do porque seu cabelo não cresce e dicas para o cabelo crescer que lembrei. Sabe mais alguma? comenta aqui embaixo. 

E vem se inscrever no meu canal, clique aqui para conhecer.

Aproveita e vem conhecer meu instagram (clique aqui) e meu facebook (clique aqui).

Um super beijo!!!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.