Interação Feminina
Tudo sobre universo feminino

Qual a diferença entre escova progressiva, escova definitiva, escova gradativa, escova inteligente, selagem térmica, botox capilar,relaxamento capilar e permanente afro?

0

Oi, tudo bem?

Tem uma coisa que sempre da dúvida na cabeça de muitas mulheres que é a diferença entre os procedimentos capilares. Ao final, qual alisa mais? Qual estraga mais? Qual tem formol, qual não tem?

Então, resolvi trazer aqui pra vocês resumidamente pro texto não ficar longo e chato, sobre cada um. Se eu esqueci de algum me fala nos comentários que eu respondo e edito o post adicionando o procedimento que faltou, ok?

ESCOVA PROGRESSIVA

O que é escova progressiva?

A escova progressiva é um método para alinhar os fios, reduzir o volume e diminuir o frizz, que altera temporariamente a estrutura dos fios. Como o próprio nome já diz, o efeito aparece gradualmente a cada aplicação, progressivamente, ou seja, quanto mais aplicações mais liso o cabelo fica.

Escova progressiva tem formol?

Geralmente tem cerca de 0,2% de formol, mas antigamente, antes dessa determinação da ANVISA que limitou em até o,2% essa porcentagem era maior, o que vinha causando sérios danos à saúde das pessoas que usavam. Por isso, temos que ficar atentos às progressivas, pois infelizmente existem marcas que conseguem driblar tudo isso e colocar mais porcentagem de formol do que deveria. Algumas escovas progressivas não tem formol, e utiliza outras bases alisantes, como o glutarol.

O cabelo volta ao normal depois da progressiva?

Dependendo da quantidade de aplicações, caso tenha sido muito poucas, e da quantidade de lavagens e da porcentagem do formol utilizado ele pode voltar ao normal. Mas como geralmente são feitas várias aplicações, e a maioria das escovas progressivas tem formol, é muito raro de acontecer do cabelo voltar ao normal. Apenas cortando e crescendo novamente.

Grávidas podem usar escova progressiva?

Não. A escova progressiva não é indicada para grávidas e lactantes.

 

 

ESCOVA DEFINITIVA

O que é escova definitiva?

A escova definitiva, ou alisamento japonês, é um método para alisamento capilar, que, diferentemente da progressiva, é atingido em uma aplicação e o efeito liso dura pra toda a vida.

Escova definitiva tem formol?

Não. A escova definitiva é feita à base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxidos.

O cabelo volta ao normal depois da escova definitiva?

Não. O efeito liso da escova definitiva é para a vida toda. Para voltar aos cabelos naturais, é necessário passar pela transição capilar.

nada mais é que um alisamento químico que altera a estrutura dos fios para que eles fiquem lisos permanentemente onde o produto for aplicado. Para conseguir esse efeito, estão presentes na fórmula da escova definitiva substâncias alisadores à base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxidos, que são compostos considerados “químicas limpas” por especialistas, uma vez que podem alisar sem causar danos às madeixas, como acontece com produtos que contêm formol em sua composição.

Grávidas podem usar escova definitiva? 

Não.

 

 

ESCOVA GRADATIVA

O que é escova gradativa?

Embora muita gente associe como a mesma coisa, e pelo nome sugerir isso também (gradativo e progressivo tem o mesmo significado), a escova gradativa é diferente da escova progressiva. A escova gradativa é mais fraca e não utiliza formol: seu alisamento se dá com amônia ou polímeros de silicone. Apesar de ser mais fraca, o cabelo fica liso por mais tempo com a gradativa do que com a progressiva. Além disso, ele garante um cabelo com ondas lisas e com movimento, e quem já tinha cabelo ondulado para liso ou liso, potencializa o liso.

Escova gradativa tem formol?

Como já disse acima, a escova gradativa não possui formol.

O cabelo volta ao normal depois da escova gradativa? 

Sim.

Grávidas e lactantes podem usar escova gradativa? 

Não! O produto tem que ficar uns 2 dias no cabelo, o produto cai pelo corpo e o cheiro que fica neste período é horrível.

 

 

ESCOVA INTELIGENTE 

O que é escova inteligente? 

É um método que permite alisar os cabelos de forma suave e temporária, sem frizz e com aspecto natural. É feito com base em proteínas, queratina, e aminoácidos. Entre todos os alisamentos é o que tem menor durabilidade. Tem a vantagem de poder ser usado em cabelos com tinturas e danifica menos os cabelos. É indicado para quem tem cabelos frizzados e ondulados, mas para quem tem cabelos cacheados e ondulados não faz muito efeito.

O cabelo volta ao normal depois da escova inteligente?

Sim.

Mulheres grávidas podem fazer escova inteligente?

Não é indicado. Faça apenas se tiver liberação expressa do seu obstetra.

 

SELAGEM

O que é selagem capilar? 

A selagem capilar, também conhecida como selagem térmica é um procedimento capilar que tem a finalidade de tratar e reduzir o volume dos fios. À base de silicone, colágeno, queratina, etc, recuperam a estrutura capilar, e como o próprio nome já diz, ele sela ou fecha as cutículas dos fios, fazendo com que diminua o frizz, alinhe, e reponha a queratina, sugerindo um efeito liso. Observe bem: Efeito liso não significa alisar os cabelos. Algumas selagens aplicadas por aí alisam os fios como se fosse progressiva, e isso é errado, pois não deveriam alisar. Depois da selagem, os camadas dos fios são seladas então ela fica sem aqueles aspectos quebrados dos fios (frizz), dando a impressão de mais liso.

Depois da selagem os cabelos podem voltar ao normal?

Sim. A selagem não modifica a estrutura dos fios, e não alisa. É um tratamento.

Mulheres grávidas podem fazer selagem capilar?

Apenas se o obstetra liberar.

 

 

BOTOX 

O que é o botox capilar? 

É um sistema de tratamento intenso para os fios que preenche a fibra capilar repondo a massa perdida. Por este motivo deixa os cabelos mais resistentes e alinhados, pois elimina o frizz. Embora hoje em dia exista alguns botox que alisam os cabelos (o que é errado), o botox não deveria alisar. Além de não alisar, o botox capilar, difere da selagem por não reduzir o volume.

Depois do botox os cabelos podem voltar ao normal?

Sim. Depois de lavar volta ao normal e o efeito do botox sai com o tempo, pois não é alisamento.

Mulheres grávidas podem fazer botox capilar?

Apenas se o obstetra liberar.

 

RELAXAMENTO

O que é o relaxamento capilar? 

O relaxamento capilar é um alisamento químico, geralmente a base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxido de sódio e é indicado para cabelos cacheados ou crespos. Ele pode alisar totalmente os cabelos ou apenas abir os cachos.

Os cabelos voltam ao normal? 

Geralmente não.

Mulheres grávidas podem usar relaxamento? 

Não.

 

PERMANENTE 

O que é o permanente afro?

Enfim o mais diferente de todos da lista! Enquanto todos os outros alisam, o permanente é uma técnica que cacheia os cabelos. Geralmente é feito com tioglicolato de amônia e bigudinho. É uma técnica muito utilizada por pessoas que querem ter seus cachos bem definidos ou ondas marcadas, mas não conseguem. Entretanto, é um procedimento químico que requer cuidados!

Os cabelos voltam ao normal? 

O efeitos dos cachos sai com algum tempo.

Mulheres grávidas podem fazer permanente? 

Não.

 

Uffa, tentei resumir para vocês entenderem a diferença entre cada procedimento. Espero que tenha gostado. Qualquer coisa comentem aqui embaixo. E enviem sugestões para próximos posts. Eu amo quando vocês fazem isso! Um beijo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.