Interação Feminina
Tudo sobre universo feminino

Porque meu cabelo cai tanto?

0

Oi oii oiii! Tudo bem? Queda de cabelo é um dos principais problemas capilares né? Volta e meia encontramos alguém desesperado porque o cabelo está caindo demais, e vamos ser sinceros! atire o primeiro bolo de cabelo quem nunca sentiu que os cabelos estavam caindo! Eu já, inclusive várias vezes, e antes não entendia, porque uma vez era por um motivo, da outra vez aquele motivo não existia e mesmo assim a queda de cabelo estava lá. Isso acontece porque não existe uma fórmula básica. Os cabelos podem cair por inúmeros motivos. Aqui neste post eu vou tentar conversar um pouco sobre isso com você, pois entendendo os motivos da queda de cabelo, você poderá identificar o seu.

1º motivo: Genética

Sim, sendo radical, já vou começar por este fator! Queda de cabelo pode ser genético! Se seu cabelo está caindo demais, pesquise para saber se você tem casos de alopécia na sua família. Caso tenha, procure imediatamente um dermatologista e comece a cuidar desde já, para que você não tenha calvície feminina.

2º motivo: estresse

O estresse é uma bomba para os cabelos. Quando passamos por momentos de muito estresse, a saúde capilar é desequilibrada. A tensão, na verdade reflete em todo o nosso corpo e adoecemos, mas nos cabelos ele se manifesta por queda capilar, que pode ser bem intensa.

3º motivo:  alimentação inadequada / deficiência de vitaminas

O que dá vida aos nossos cabelos são as vitaminas. Sem elas os cabelos perdem a força, e começam a cair, além de parar de crescer.

4º motivo: cabelo oleoso demais/demorando muito para lavar ou lavando de forma errada

Oleosidade em excesso entope os folículos capilares, que faz com que o cabelo caia. Além disso, quando nosso couro cabeludo está doente, o organismo começa a produzir mais sebo. Então, se você lava seu cabelo direitinho e ele continua produzindo muito sebo no couro cabeludo, procure saber o que há de errado. Em contrapartida, observe se você não está demorando muito de lavar seus cabelos ou está lavando de forma errada.

5º motivo: você pode estar cuidado errado do seu cabelo

Infelizmente não basta apenas lavar, hidratar e condicionar os cabelos. Você precisa se certificar de que está usando o produto certo para o seu tipo de cabelo. Por exemplo, meu cabelo: eu só posso usar shampoo transparente, neutro. Se eu usar qualquer outro, seja perolado, cremoso, da melhor marca do mundo, ele vai cair. Então não adianta insistir! mesmo que seja tentador usar aquele shampoo gringo, aquele shampoo que é muuuito cheiroso ou que sua amiga diz que é maravilhoso, use apenas o que o seu cabelo suporta. A mesma coisa é para os demais produtos: mais uma vez trago meu exemplo: se eu usar condicionador meu cabelo despenca, então não adianta pra mim! Mesmo todo mundo falando que tem que usar condicionador, pra mim vai dá errado. Então sempre, mas sempre mesmo obedeça seu cabelo! Ele sabe o que aguenta ou não.

6º motivo: água quente 

Fia, vai por mim! água quente é vilão e faz o cabelo despencar meeeexmooo pode ter certeza! Ele não dá chance: usou água quente pra lavar os cabelos, já pode sair da ducha sabendo que o cabelo estará despencando e TODO frizzado (yeah, experiência própria). Lave sempre seus cabelos com água morna (morna viu, na mesma temperatura que se dá banho em um recém nascido. Muita gente confunde morna com quente e quente com fervendo.) ou lave com água fria. A água fria sela os fios e deixam super brilhosos e saudáveis.

7º motivo: você prende demais o seu cabelo

Pessoas que prendem demais os cabelos tem dois problemas em um: a) não deixam o cabelo “respirar”, e o cabelo fica juntando fungos, porque tá presinho, sem tomar vento, no quentinho, que é ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias e b) cria uma tensão tão forte, digo, prende tão apertado, que além de quebrar os fios, acabam arrancando os fios da raiz.

8º motivo: foge demais do sol

Gente, eu sou da área da saúde e sei: sol em excesso faz mal, causa câncer etc.. MAS o que eu também sei é que o sol brando, da manhãzinha entre 06 a 08h da manhã, e da tardezinha, depois das 16h, fazem um bem extremo, pois o sol ativa a vitamina D no organismo. E vitamina D (além das vitaminas A e E) é uma das principais vitaminas responsáveis pela saúde dos cabelos, pele, olhos e unhas.

9º motivo: Dorme com os cabelos molhados

Assim como acontece quando prende demais os cabelos, quando dormimos com os cabelos molhados favorecemos a proliferação de bactérias e fungos. Os cabelos precisam ser secos livremente, no movimento, e não ter nenhuma região abafada enquanto precisaria ser secado.

10º motivo: Uso contínuo e exacerbado de instrumentos de calor e química

Usar química demais e pranchar, escovar, modelar, etc os cabelos em excesso e sem os cuidados prévios acabam enfraquecendo os cabelos e isso resulta em queda. Se você usa química ou instrumento de calor, não esqueça: você precisa ter atenção redobrada aos cuidados e oferecer os nutrientes necessários na quantidade e no momento certo para os seus cabelos, o que pode ser feito por meio de um cronograma capilar, além de usar sempre protetor térmico.

11º motivo: Presta atenção na tua saúde 

Problemas de saúde, como hipotireoidismo, síndrome metabólica, anemia, problemas intestinais, doenças renais, micose, síndrome do ovário policístico, doença autoimune, é fumante, além de casos de gravidez, podem fazer os cabelos caírem (e muito!).

12º motivo: medicamentos 

Além das doenças, alguns medicamentos também podem causar queda de cabelo, como anticoncepcionais, por exemplo.

13º motivo: Pós parto e amamentação

Depois do parto e com a amamentação, a mulher costuma perder muitos nutrientes, ficando mais fracas, o que geralmente é resolvido, pois o médico sempre prescreve vitaminas. Mas em muitos casos a queda continua persistindo, muitas pessoas até chamam de “o menino começou a reconhecer”, mas na verdade é só falta de vitaminas mesmo.

Uffa, caraa, são muitos os motivos de uma queda de cabelo viu? Vou parar por aqui porque eu falo demais! Enfim, o mais importante se você está sentindo que seus cabelos estão caindo muito é observar a causa, porque aí você vai conseguir intervir na causa exata.

E aí, o que achou? Espero que tenha ajudado.  Não esquece de deixar seu comentário, ele é especial para mim.

E vem se inscrever no meu canal, clique aqui para conhecer.

Aproveita e vem conhecer meu instagram (clique aqui) e meu facebook (clique aqui).

Um super beijo!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.