Interação Feminina
Tudo sobre universo feminino

Cronograma capilar: Método para o cabelo crescer rápido, bonito e saudável

8
imagens google
imagens google

O cronograma capilar, como o próprio nome indica consiste basicamente em criar uma agenda de cuidados para os cabelos, alternando hidratação, nutrição/umectação e reconstrução. Esta técnica permite que os fios cresçam rápido e saudáveis, pois repõe todos os nutrientes necessários e que perdemos naturalmente ou por processos químicos.

Como fazer?

Em geral cada pessoa pode montar seu próprio cronograma, mas as iniciantes podem seguir o cronograma oficial. Você pode montar o seu cronograma dependendo da necessidade do seu cabelo, investindo no que ele mais precisa, porém lembrando-se de utilizar as 3 etapas. Veja abaixo o cronograma oficial que consiste em 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução:

Cronograma Oficial

Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3
Semana 1 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 2 Hidratação Hidratação Nutrição
Semana 3 Hidratação Hidratação Reconstrução
Semana 4 Hidratação Hidratação

Nutrição

Ou seja, em dias alternados você lava os cabelos com shampoo, aplica uma máscara de sua preferência que seja de acordo com a etapa. Depois pode finalizar como de costume. Como está tentando restaurar o cabelo é recomendado que evite excesso de calor e química nesse período.

HIDRATAÇÃO

Geralmente o que os cabelos mais necessitam é de hidratação, pois contém naturalmente pouca quantidade de água e diariamente perdemos esta água para o ambiente, seja naturalmente ou por processos químicos. Esta etapa do cronograma serve para repor água e umidade aos fios conferindo um cabelo macio e suave. Então, se o cabelo estiver ressecado e sem brilho, a hidratação vai ajudar a reverter esse quadro.  As máscaras que tem poder hidratante são à base extratos botânicos, vegetais e de frutas, pantenol, vitaminas, silicones, aloe vera, açúcares, álcool modificado, glicerina.

NUTRIÇÃO/UMECTAÇÃO

A nutrição é a etapa na qual vamos repor nutrientes aos fios, mais especificamente, lipídios. É chamado também de umectação, podendo ser feito com aplicação direta de óleos ou manteigas vegetais nos cabelos ou aplicação de máscaras que sejam à base destes compostos. Ele sela a hidratação impedindo a perda de água para o ambiente. Por isso é bom fazer pelo menos uma hidratação em etapa anterior. Resulta num cabelo mais alinhado, saudável, diminui pontas duplas e ressecamentos, e mantém a hidratação no cabelo. Pode-se usar óleos vegetais (óleo de coco, oliva, amêndoas, rícino, etc), ou manteigas vegetais (como karité, por exemplo), ou tutano vegetal ou animal ou ainda máscaras (em forma de creme) com base em óleos vegetais (argan, macadâmia, muru muru, etc).

RECONSTRUÇÃO

Esta etapa devolve aos fios a massa perdida, seja por processos químicos ou ambientais. Repõe proteínas. Então se o cabelo estiver poroso, quebradiço e fino é bem provável que esteja precisando de uma reconstrução. É indicado fazer reconstrução uma vez ao mês ou de 15 em 15 dias se o cabelo estiver danificado demais até recuperá-los. A maior parte da composição dos fios é proteína e menor parte de água, então exagerar no processo de reconstrução causa um excesso de proteínas que sobrecarrega os fios, causando fragilidade, opacidade, quebra e queda. Neste caso menos é mais! Outra coisa que se deve saber é que a função desta etapa não é dar maciez e brilho e sim repor massa aos fios, então, é natural que após a aplicação o cabelo fique com o aspecto pesado. As máscaras reconstrutoras em geral são as que têm como componente principal proteínas, queratina, aminoácidos, creatina (tudo que tem a ver com proteína).

Como identificar o produto?

Adquira o hábito de ler os rótulos dos produtos para poder identificar não só em qual etapa se adequa, mas para observar presença de componentes prejudiciais aos cabelos, como petrolatos, parabenos, etc. Lendo o rótulo observe o componente que vem em destaque, assim você evitará dúvidas já que os produtos quase nunca explicam se é nutritivo ou reconstrutor se restringindo apenas a expor o nome “máscara hidratante”. Por exemplo, se o componente que vem em primeiro lugar na fórmula for queratina (ou algum outro tipo de proteína) ele se encaixa em reconstrutor, se for algum óleo vegetal é nutritivo, e se for pantenol, vegetais, etc, é hidratante.

Quais os benefícios do Cronograma capilar?

Os benefícios do cronograma capilar são cabelos restaurados, com menos volume, frizz domados, redução da queda (de causa externa) e quebra, além de um cabelo sedoso, macio e com balanço, e além de tudo isso, proporciona um crescimento acelerado. Tudo isso é possível porque devolvemos aos fios todos os nutrientes que é preciso para mantê-los saudáveis, porém sem sobrecarrega-los. Oferecemos vitaminas, minerais, queratina, repomos água (hidratação), selamos a água no fio e repomos nutrientes (nutrição/umectação) e devolvemos a massa (reconstrução).

E você já fez seu cronograma capilar? Gostou dos resultados? Conte-nos nos comentários.

Beijos!

Siga-nos no instragram: @interacaofeminina

8 Comentários
  1. Avatar
    Caroline Presotto Diz

    Olá.
    Gostaria de dicas de máscaras de hidratação. Sou nova nessa vida de cuidar dos cabelos e sempre fico na dúvida se a máscara que escolho é hidratação ou nutrição… heheh…
    Poderia me indicar algumas?
    Obrigada!
    Adoro seu blog.

    1. Munique Hagge Diz

      Oi Caroline! Obrigada! E eu adorei sua visita por aqui!
      Para você escolher máscaras de hidratação, o primeiro ingrediente que vem na fórmula deve ter extratos botânicos, p ex, babosa, ou D-pantenol, etc. Os de nutrição tem como ingrediente principal algum composto de óleos vegetais, tutano, manteigas. Já as de reconstrução tem como ingredientes principais proteínas, queratina. Tem também os que são mistos, por exemplo os que tem dois componentes principais, sendo um de proteína e outro um óleo (nutrireconstrutor), ou hidratante e proteína, etc…
      Exemplos dos que eu gosto:
      Hidratação: máscara de hidratação mandioca da Haskell; 12 ervas; kanechom abacate; kanechom ceramidas; crece pelo; silicon mix; yamasterol tradicional.
      Nutrição: bioextratus banho de creme tutano, ceramidas e manteiga de karité; maionese capilar (qualquer marca, skala, salon line, etc), skala vegano óleo de coco; yenzah OM óleo do marrocos (óleo de argan).
      Reconstrução: máscara reconstrutora acquaflora; phytoervas reposição de queratina; kit queratinização com cauterização da Vita A.
      Misto: banho de verniz da forever liss; Inoar mask professional proteínas do trigo e macadâmia;
      Veja esses links, que podem te ajudar:
      Resenha Inoar Mask

      Hidratação profunda caseira com babosa

      Como escolher o shampoo ideal para seu tipo de cabelo

      Resenha Kit Capilar 12 ervas

      Resenha leave in Yenzah OM

      Azeite de Oliva: óleo que recupera o cabelo

      Receita de hidratação bomba com óleo de rícino

      Resenha shampoo e condicionador Helcla

      Como fazer um cronograma capilar sem ter dinheiro

  2. Avatar
    Andressa cristina Diz

    Quero dicas para cabelo com queda quebra ralo fraco que nao cresce com caspa melhoras produtos e fórmulas

    1. Munique Hagge Diz

      Oii! Por aqui você encontra todas estas dicas. É só clicar na opção queda e crescimento lá em cima no menu! Beijinhos!

  3. Avatar
    Nany Diz

    Muito bom fazer o cronograma. O da INOAR e o da Bioxtratus são ótimos! O da INOAR nem se fala. Já vem pronto. As três máscaras. Estou usando esse mês e estou apaixonada. A reconstrução é maravilhosa. O kit é completo e já percebi melhoras nos fios. Vale super, hiper apena. O da Bioxtratus fiz em Fevereiro e tratou meu cabelo, cresceu. O de leite que vem nele pra hidratação é maravilhoso. INOAR e BIOXTRATUS estão de parabéns.

    1. Munique Hagge Diz

      Aaah menina, nem me fale! Nunca vi um produtinho deles pra eu não gostar! <3

  4. Avatar
    Nilman Santos Diz

    Quero falar aqui que sua matéria me foi de muita ajuda e informação valiosa por ser de muita qualidade e bom conhecimento. São poucos sites que tem esse apreço pelo leitor. OBG

  5. Avatar
    Babi vass Diz

    amei as dicas obg

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.